Translate

Conheça meu trabalho.

Você pode adquirir meu livro "Sob o olhar da poesia" no formato PDF ou no formato impresso, através de contato em  meu E-mail: ildebrandopereira@bol.com.br
Veja o prefácio do livro


Prefácio

O que é poesia? E qual a função do poeta?
Diferentemente de um texto em prosa, o poema carrega em seu teor um alto grau de sentimento em todos os versos. Esse sentimento é a poesia, é o que vem do interior do homem-poeta, ser que vive, pensa e respira através de sentimentos que afloram da sua pele nos momentos mais incomuns, mais estranhos, talvez até em locais impróprios.
No poema nada é apenas explicativo. Não se pode perder tempo, nem letra nem palavra, que o tempo e o espaço são  geralmente curtos, e o poeta não pode se dar ao luxo de desperdiçar uma rima, uma ideia, um sentimento. Na prosa, inventamos e criamos situações desproporcionais. No poema, a poesia é e deve ser apenas verdade, aquela verdade que vem da nossa realidade, das nossas experiências de vida ao longo de anos de sofrimentos e felicidades, amores e desamores, alegrias e decepções. Até aquelas emoções que muitas vezes chamamos de passageiras, nas palavras do poeta se traduzem em algo representativo, importante, que merece ser lembrado. Pois, antes de tudo, o poeta é um sofredor, é alguém que sofre até na felicidade de suas linhas, da saudade de tempos vividos ou mesmo apenas imaginado, tirando de dentro de suas entranhas o que lhe é mais sagrado: sua verdade. Mesmo que essa verdade ainda vá acontecer.
O poeta, desta forma, é um ser que o tempo inteiro nos leva a conhecer seu interior, desnudando-se completamente, sem medo de que façamos considerações sobre sua forma de pensar e de ver as coisas do mundo. Ao menos é assim o poeta que se deixa publicar, que libera seus escritos para que possamos compartilhar sua existência, seus sonhos, emoções e até suas fantasias.
Assim é Ildebrando Pereira da Silva, que nos brinda com seu terceiro livro. O poeta, agora mais experiente e vivido, apresenta uma seleção de poemas que nos faz refletir sobre o dia-a-dia, sem deixar de ser crítico com a política do país, com a ecologia, com o descaso de nossas autoridades com o povo brasileiro.
“Sob o olhar da poesia” é um belo livro de poemas. Maduro, fácil de ler, direto, acessível. E a linguagem utilizada por Ildebrando faz com que busquemos o próximo poema, e o próximo, e o próximo... Quando damos conta, o livro acabou e fica aquela sensação de quero mais.
Esperamos assim que ele não se demore em publicar o próximo livro. De momento, aproveitemos essas bem traçadas linhas com as quais nos brinda o poeta Ildebrando.

Antonio Marcos Cavalheiro
Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário