Translate

Minha Biografia

Ildebrando Pereira da Silva 
 Nascido em Lorena aos 26 dias do mês de março de 1952, 
Filho de José Manoel Pereira e Ana Lemes da Silva.

Como a maioria das crianças de famílias pobres, Ildebrando, teve a oportunidade de estudar somente o curso primário, no Grupo Escolar professor Climério Galvão César, pois aos 12 anos foi obrigado a abandonar os estudos e trabalhar para ajudar no sustento da família que já era maior nessa época com a chegada de seu irmão, José Wilson e da irmã Alda, presença amiga em sua vida desde então.

Em 1986 retomou os estudos concluindo o primeiro e segundo graus Na Escola Patrocínio de São José, ingressando em 1990, na Universidade de Taubaté – UNITAU, onde se formou em Ciências Jurídicas e Sociais.
Fez os cursos e Radialismo e Corretor de Imóveis.

Poeta premiado em concursos, autor dos livros Fantasia, Sonho de Papel e Sob o olhar da poesia, além de participação em coletâneas. Declamador ganhador de vários prêmios com destaque para os realizados pela UNIVAP, Universidade do Vale do Paraíba em 2006 e 2007. Participou de grupos de canto coral, grupos de teatro e atuou como radialista na Rádio Cultura de Lorena onde apresentava o programa Emoções, voltado à poesia. Foi também um dos membros fundadores da Sociedade Amigos da Cultura em Lorena.

Apesar do diploma e do direito de exercer a advocacia conquistados no primeiro exame prestado à OAB, continuou seu trabalho na área de meio ambiente da empresa BASF, como supervisor. Empresa na qual trabalhou por exatos 36 anos, onde passou por mais de 120 Treinamentos e Seminários.
Aposentado desde 2012. Dedica-se atualmente às atividades culturais.

Em agosto de 2014 recebeu o Prêmio Monteiro Lobato de Literatura, oferecido pelo Movimento União Cultural.
É membro fundador da Academia Lorenense de Letras e Artes - ALLARTE. Foi o idealizador da sua criação, em setembro de 2014, sendo o  Presidente da mesma,ocupando a cadeira de Nº 1, cujo Patrono é Casimiro de Abreu.

É Conselheiro Cultural Estadual para o Movimento União Cultural.
Recentemente foi finalista no Prêmio Literário Galinha Pulando tendo o Poema "Descartes de pensamentos" publicado em coletânea; finalista na categoria Brasil do I Prêmio Literário Casa de Espanha no Rio de Janeiro, com o poema "Retalhos poéticos de Drummond", cuja coletânea será publicada ainda neste ano.


2 comentários:

  1. História inspiradora!
    Você é uma pessoa que nos inspira a continuar, a seguir em frente e nos encanta a alma com poesia.
    Uma pessoa extremamente educada, que respira cultura e pra mim, isso tem um valor imenso! Parabéns pela trajetória, pelos projetos, pelas conquistas e continue nos ensinando, sempre! Abs

    ResponderExcluir